[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ministro quer rejuvenescer produção do Queijo da Serra

in "Diário de Coimbra" - 21/02/2009

Apoios visam chamar jovens à agricultura
O Ministro da Agricultura anunciou medidas de apoio para os jovens agricultores, com o objectivo de promover o "rejuvenescimento" do sector de produção do queijo da Serra da Estrela.
Jaime Silva, que ontem presidiu em Celorico da Beira à abertura da feira do queijo, afirmou que os jovens que pretendam aderir ao sector já têm um apoio de “40 mil euros” mas, “se apresentarem um projecto para comprarem um rebanho, para terem instalações de ordenha”, esse projecto será apoiado “em média, a 50 por cento a fundo perdido”.
Por outro lado, anunciou que o Governo irá “dar uma ajuda anual ao rendimento, durante cinco anos, de 225 euros”.
O ministro referiu que os apoios são para os jovens terem “condições de vida digna” e perceberem que trabalhando na agricultura, se calhar, vão “ter um melhor rendimento do que estar no desemprego ou estar à espera que haja outro tipo de actividades industriais”.
Com este conjunto de apoios, pensamos poder chamar jovens à agricultura”, sustentou referindo também que é dada a possibilidade de os jovens rea1izarem “formação durante cinco anos”, para conhecerem as modernas técnicas de produção.
A idade avançada dos produtores de queijo e a falta de interesse dos mais novos são razões apontadas para o declínio do sector na região demarcada de produção que abrange nomeadamente os concelhos de Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia e Oliveira do Hospital.

Publicado por: Jorge Frota

Sem comentários: