[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 2 de março de 2009

Telemóveis: Zon Mobile e Phone-ix mantém preços das telecomunicações

in “Correio da Manhã” - 02.Mar.09

Chamadas móveis mais caras

A ZON Mobile e o Phone-ix, operadores sem rede própria, são os únicos que não vão alterar o preço dos seus tarifários. Os preços da TMN, Vodafone e Optimus aumentam 2,5 por cento, ou seja, acima da inflação prevista para este ano pelo Governo (1,2 por cento).
A TMN actualiza, a partir de hoje, os preços dos seus tarifários em 2,5 por cento, no que é seguida pela Vodafone e pela Optimus a partir da próxima quinta-feira, dia 5 de Março.
Recorde-se que em Julho de 2008 as operadores fizeram reflectir nos seus preços a redução do IVA de 21 para 20 por cento.
Os operadores virtuais (ZON Mobile e Phone-ix) decidiram não alterar os seus tarifários
. Para os CTT, que têm a marca Phone-ix, trata-se de se “assumir cada vez mais como uma alternativa nas comunicações por telemóvel”.
O aumento das chamadas surge numa altura em que permanece o contencioso entre o Governo e as principais operadoras (TMN, Vodafone e Optimus) em relação à tarifação ao segundo.
A secretaria de Estado da Defesa do Consumidor introduziu a tarifação ao segundo em Maio de 2008, mas ainda existem pacotes de chamadas (por exemplo, no caso dos clientes empresariais) em que a cobrança das chamadas só é feita ao segundo depois do primeiro minuto de conversação, o que vai contra a lei aprovada.

DETALHES

TMN
O aumento de 2,5 por cento das tarifas aplica-se aos serviços de voz e de dados (telemóveis e placas de banda larga). O único tarifário que mantém preços actuais é o dedicado aos jovens (designado Moche).

VODAFONE
Os tarifários alterados incidem sobre os serviços móveis, com excepção das mensalidades associadas aos tarifários Yorn Power Extravaganza e Vita 91 Extreme, bem como os serviços fixos, a banda larga e os serviços roaming.

OPTIMUS
A operadora vai aumentar todos os tarifários nos vários serviços móveis em 2,5%. Neste caso, não há qualquer excepção mas a “actualização não compromete a competitividade”, diz a empresa.

Raquel Oliveira

Publicado por: Jorge Frota

Sem comentários: