[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Brisa estuda antena para cobrança eletrónica de portagens

por: JESUS ZING
in "JN" - 30 Abril 2010

Investigação
A Brisa Inovação e Tecnologia e o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro assinaram ontem um protocolo para desenvolvimento do projecto Antena DUAL, para a investigação e concepção de uma antena de comunicações para cobrança electrónica de portagens (Via Verde) e que corresponde á primeira unidade concebida e desenvolvida em Portugal.
Um outro projecto, pioneiro a nível mundial (projecto WAVE VII - Vehicle Infrastruture Integration) que permite a comunicação entre veículos e entre veículos e a infra-estrutura rodoviária, foi também objecto de um protocolo. A ligação do tecido empresarial ao meio académico foi sublinhada pelo reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção.
"É um trabalho inserido na missão da Universidade", sublinhou Manuel Assunção enquanto o presidente da Brisa Inovação e Tecnologia, António Nunes de Sousa referiu que a empresa pretende "dinamizar o conhecimento nacional".
A Brisa também assinou ontem um protocolo de colaboração com a Universidade de Coimbra, através do Instituto de Sistemas e Robótica destinado a desenvolver o projecto AVISAR de detecção automática de incidências nas auto-estradas, como, por exemplo, a detecção de veículos parados nas vias, situações de contramão, entre outros e o projecto ITRAFIC que fornece informação sobre o tráfego nas auto-estradas, como contagem e classificação de veículos e medição de velocidades.

Sem comentários: