[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DIA MUNDIAL SEM FUMO

Celebra-se hoje, 31 de Maio, o Dia Mundial sem Fumo.

Se propósitos nobres houvesse, o Parlamento teria agendado para hoje a rediscussão da Lei de Prevenção e Controlo do Tabagismo que foi o maior dos logros dos últimos tempos. Com as "interpretações desviantes" dadas tanto pela DGS como pela ASAE, entidades a que incumbe a fiscalização e o controlo no cumprimento da Lei, a "montanha pariu um rato"...

Para que se dê cobertura a estabelecimentos exclusivamente destinados a FUMADORES, como hoje ocorre, sem um mínimo de viabilidade e sucessivos atentados à saúde dos consumidores e, em particular, dos trabalhadores que ali mourejam de sol-a-sol expostos ao fumo asfixiante do tabaco!
Como algo a roçar o hilariante, um fragmento de um diálogo recente entre dois "frequentadores" de um "snack - bar" situado a norte:
- Que ambiente tão "empestado" de fumo! Que pena! Tem um sumo de laranja e uns panados de se lhe tirar o chapéu, mas o fumo convida a debandar, a que ninguém aqui venha!
-Não! Está enganado! Ele tem um sistema de extracção dos fumos que leva tudo atrás! Está bem equipado! Cumpre a lei! Já lá foi a inspecção. Nada de reparos!
- Mas como (?)... se o "peso" do fumo até "dói" nos pulmões "menos sensíveis"!!!
- Ah! Havia de ver quando ele liga "aquilo": até os cabelos se nos arrepelam, quase se nos arrancam!

Parabéns à Direcção-Geral da Saúde e à Autoridade da Segurança Alimentar e Económica!

A apDC saúda-as efusivamente neste 31 de Maio!

A bem da saúde pública, que neste mundo de desvalores é uma "chachada" a que ninguém liga absolutamente nada! A começar obviamente pelas autoridades públicas a que tal compete por missão estrutural! E só os "apoucados de espírito" (os parvos, obviamente!) ainda persistem em eleger em algo por que vale a pena lutar!

Até 17 de Novembro! À espera de manifestações de renovada hipocrisia!

Coimbra, aos 31 de Maio de 2010

apDC

Sem comentários: