[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Procon-SP notifica operadoras de telefonia a prestarem informações sobre o 4G

Economia

Defesa do Consumidor
o globo

  • Vivo, Tim, Oi e Claro terão de informar quais os modelos de aparelhos, tablets e modens anunciados pela empresa são compatíveis com a tecnologia
  • Se forem comprovadas irregularidades, empresas poderão ser penalizadas de acordo com o CDC
Empresas precisam tornar oferta do 4G mais clara
SXC.HU 
Empresas precisam tornar oferta do 4G mais clara Foto: SXC.HU
RIO - O Procon-SP notificou Claro, Oi, Tim e Vivo a prestarem esclarecimentos sobre os serviços de implementação do 4G. A notificação foi aplicada porque o órgão recebeu várias reclamações de consumidores. As empresas terão de informar quais os modelos de aparelhos celulares, tablets e modens anunciados pela empresa são compatíveis com a tecnologia 4G; se tais aparelhos encontram-se homologados conforme especificações certificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); e se a tecnologia é extensível aos aparelhos nas modalidades pré e pós pago.

Também terão de esclarecer se o consumidor deverá arcar com os custos para a compra de um novo vhip para acesso à tecnologia; especificar os planos ao qual a tecnologia 4G está atrelada (no caso do pós pago); quais as áreas de cobertura no Estado de São Paulo, e de que forma o serviço o consumidor é previamente informado sobre a cobertura em sua região, ao contratar o serviço.

Se ficarem comprovadas irregularidades, as empresas poderão ser penalizadas nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.

(...)

Sem comentários: