[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cientistas travam luta silenciosa contra superbactérias, ameaça para a saúde mundial









Apenas nos últimos dez dias, três grandes estudos foram divulgados com o objetivo de lutar contra os micro-organismos


in "O Globo", por FLÁVIA MILHORANCE
30/06/2014


RIO - Pesquisadores em diversas partes do mundo estão numa corrida contra a evolução. Apenas nos últimos dez dias, três grandes estudos foram divulgados com um objetivo comum: buscar armas para lutar contra o rápido avanço das superbactérias, micro-organismos que se tornaram resistentes a todos ou à maior parte dos antibióticos disponíveis. Esses patógenos já chegaram, em intensidades diferentes, a todos os países. Segundo o relatório Organização Mundial de Saúde (OMS), representam uma ameaça às conquistas da medicina moderna, em que infecções e lesões hoje sem gravidade poderão voltar a trazer risco de morte.

A descoberta da penicilina, em 1928, por Alexander Fleming, foi uma revolução no século XX ao controlar infecções bacterianas até então fatais. Por décadas, os antibióticos estiveram um passo à frente dos constantes inimigos em mutação. Agora, estamos perdendo posição nessa corrida, depois de anos de uso abusivo e, às vezes, inadequado desses medicamentos em humanos, animais e agricultura, além da falta do desenvolvimento de novas grandes classes de drogas desde a década de 1980.

(...)

Sem comentários: