[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brisa alerta para sms fraudulentas para regularização de dívidas

 A Brisa está a alertar os utilizadores das auto-estradas de que é concessionária para o facto que, as mensagens de telemóvel, que estão a ser enviadas de forma anónima, para a regularização de alegadas dívidas são fraudulentas. Ler mais (...)

Portugal em força na maior feira de calçado do mundo

Números recorde de 86 empresas e 100 marcas nacionais na feira de Milão.

A participação portuguesa na maior feira de calçado do mundo, em Milão, Itália vai bater um novo recorde, com um total de 86 empresas a marcar presença na edição da feira, que arranca no domingo.
As empresas portuguesas presentes na MICAM são responsáveis por mais de 100 marcas, sete mil postos de trabalho e cerca de 500 milhões de euros de exportação  Ler mais (...)

Taxas no aeroporto de Lisboa voltam a aumentar

ANA sempre a "carregar": é o sétimo aumento, desde a privatização.

A ANA, Aeroportos de Portugal, vai aumentar, pela sétima vez desde a privatização, as taxas aeroportuárias cobradas no Aeroporto de Lisboa.
O aumento de 7,56% vai entrar em vigor em Dezembro. Aí, as taxas na Portela passarão a ser 33% mais caras do que antes da venda da empresa ao grupo industrial francês Vinci.
Graças a este aumento, avança o "Diário Económico", os custos das companhias aéreas sobem mais de dez milhões. Ler mais (...)

Oito alimentos que diminuem risco de AVC


À medida que envelhecemos, os fatores de risco para a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral aumentam. Saiba como a partir da alimentação pode evitar a ocorrência de complicações vasculares cerebrais.

·                     Chocolate

Um estudo realizado pelo Instituto Karolinska de Estocolmo, Suécia, revelou que os homens podem ser capazes de reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 17% simplesmente por consumir uma barra de chocolate por semana.

·                     Grãos Integrais

A ingestão de grãos integrais é associada ao menor risco de acidente vascular cerebral isquémico entre as mulheres, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Unidade de Medicina Preventiva, do hospital Bringham em Boston, Estados Unidos.

·                      Iogurte

Um recente estudo sueco descobriu que as pessoas que consumiram leite desnatado, iogurte e queijo com baixo teor de gordura têm um risco mais baixo de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que comiam produtos lácteos com alto teor de gordura.

·                     Laranja

Esta saborosa, omnipresente e versátil fruta contém flavonoides que reduzem o risco de acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Escola de Medicina de Harvard, Estados Unidos.

·                     Maça

Um estudo publicado no Stroke: Journal of the American Hear Association, realizado por cientistas alemães, informa que comer maçãs, pêras e outras frutas e vegetais de polpa branca, como bananas, couve-flor, e pepinos, podem reduzir o risco de AVC em 52%.

·                     Noz

Alimentos ricos em magnésio, como feijão, nozes, folhas verdes e cereais integrais estão relacionados a um menor risco de acidente vascular cerebral isquémico. Os resultados, publicados no American Journal of Clinical Nutrition, mostraram que, para cada 100 miligramas de magnésio consumidos a cada dia, o risco de acidente vascular cerebral isquémico diminui 9%.

·                     Salmão

Cientistas descobriram que as pessoas que comem peixe algumas vezes por semana têm menos probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral em comparação com aqueles que não o fazem, de acordo com 15 estudos realizados nos Estados Unidos, Europa, Japão e China.

·                     Tomate

Investigadores da Universidade da Finlândia, em Kuopio, descobriram que homens com os níveis mais elevados de licopeno foram menos propensos a ter um acidente vascular cerebral. O licopeno é um antioxidante natural encontrado em níveis elevados em frutas e legumes, como tomates, melancias e goiabas.

In “Sapo - Saúde”

New study reveals financial burden of cardiovascular disease

New research looking at the costs of cardiovascular disease in six EU member states (France, Germany, Spain, Italy, Sweden and the United Kingdom) concludes that the financial burden will rise to €122.6 billion by 2020, up from €102.1 billion in 2014.
The research launched Thursday (28 August) by the Centre for Economic and Business Research (CEBR) added that mortality from cardiovascular disease will also rise to 1,22 million in 2020, from 1,12 million today, and 93,584 will be among the working age population. Ler mais (...)

Infarmed selecionado pela ONU para testar medicamentos contra o VIH-Sida, malária e tuberculose

Projeto é financiado pelo Fundo Global das Nações Unidas

A Autoridade do Medicamento portuguesa, o Infarmed, foi um dos quatro laboratórios selecionados a nível mundial para analisar medicamentos para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no âmbito do combate ao VIH-Sida, Tuberculose e Malária. 

Segundo um comunidado do Infarmed, enviado à imprensa, o laboratório da Autoridade do Medicamento analisará fármacos destinados ao tratamento destas doenças para os gabinetes das Nações Unidas existentes em todo o mundo.

"Um dos objetivos deste programa das Nações Unidas, financiado pelo Fundo Global, é garantir o acesso a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros, às populações dos países afetados por estas três pandemias", lê-se na nota. 

Atualmente, encontram-se em curso financiamentos do Fundo Global em 26 países de África, Ásia, Europa, Médio Oriente e Américas.

"A seleção do Infarmed entre os laboratórios reconhecidos pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde demonstra que a competência técnica desta agência se encontra entre as melhores do mundo", acrescenta ainda o comunicado.

Por SAPO Saúde
29 de agosto de 2014

Casais com recibos verdes recebem mais subsídio de desemprego

A medida acompanha o segundo Orçamento Rectificativo.
O Governo decidiu alargar a majoração de 10% aos ex-trabalhadores independentes com filhos que estejam a receber subsídio por cessação de actividade.
Os casais que trabalham a recibos verdes passam, assim ,a receber recebem mais subsídio de desemprego.  Ler mais (...)

Conservas e bacalhau ajudam Portugal a reduzir défice da balança comercial

Exportações de produtos da pesca aumentaram 2% entre 2011 e 2013, enquanto as importações caíram 3%. Défice comercial caiu 8,9% em três anos.

O défice da balança comercial dos produtos de pesca diminuiu 63 milhões de euros entre 2011 e 2013, graças ao aumento das exportações e a uma quebra de 3% nas importações. Apesar da crónica (e muitas vezes inevitável) dependência do exterior, as vendas de conservas e de bacalhau deram um contributo importante para este desempenho. Ler mais (...)

L'anorexie possible à poids normal

Une étude australienne s'inquiète de l'apparition de plus en plus fréquente d'adolescentes anorexiques sans maigreur.
Tout le monde a en tête l'image de jeunes filles anorexiques d'une extrême maigreur. Et pourtant, il y aurait aussi d'authentiques anorexiques… de poids normal. C'est une spécialiste des troubles alimentaires, le Pr Melissa Whitelaw, du Royal Children's Hospital de Melbourne (Australie), qui tire la sonnette d'alarme dans la revue internationale Pediatrics . Elle s'étonne d'avoir vu multiplier par six la proportion des adolescentes anorexiques de poids normal, hospitalisées dans son service entre 2005 et 2009. Ler mais (...)

Les voitures plus sales que des toilettes

Une étude anglaise révèle que les sièges autos contiennent plus de bactéries que n'importe quel endroit des maisons, douche et lunettes des toilettes comprises.
Votre voiture est un peu en désordre, mais elle n'est pas vraiment sale ? Une étude pourrait bien vous faire revoir votre jugement. Des chercheurs en microbiologie de l'université de Birmingham en Angleterre ont trouvé plus de bactéries et de champignons dans des prélèvements effectués à l'intérieur de véhicules personnels que dans des maisons, lunette des toilettes comprise! Ler mais (...)

Pulseiras da PSP para crianças vão servir para localizar doentes com Alzheimer

Depois do sucesso registado na localização e identificação de crianças desaparecidas, as pulseiras "Estou Aqui" deverão ficar à disposição das cerca de 110 mil pessoas com Alzheimer em Portugal.

Usadas com sucesso por crianças durantes os meses de Verão desde há três anos, as pulseiras “Estou aqui”, distribuídas pela PSP para acautelar a localização de menores perdidos, deverão passar a ser também utilizadas por doentes com Alzheimer. A medida está a ser estudada pela polícia em conjunto com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer. Ler mais (...)

Mais de 11 mil portugueses em risco de regressar a casa

A reforma das leis de imigração na Alemanha poderá, segundo escreve esta sexta-feira o Diário Económico, fazer regressar mais de 11 mil portugueses a terras lusas, tudo porque o Governo de Berlim quer ‘estancar’ a enchente imigrante e anular vistos de residência a todos os que estão sem emprego há vários meses.
Vários milhares de portugueses poderão ter de regressar ao país, depois de esta semana o Parlamento Alemão ter aprovado uma lei que restringe o acesso a vistos de residência por parte dos emigrantes. Em causa estão, sobretudo, pessoas sem trabalho há pelo menos seis meses, querendo o Governo liderado por Angela Merkel travar a avalanche migratória verificado no país. Ler mais (...)

Desemprego em Portugal recua para 14% e regista maior descida homóloga na UE

Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, estes valores revelam uma descida geral em todos os escalões etários e também no número de desempregados de longa duração.

A taxa de desemprego em Portugal recuou para 14% em julho, menos uma décima do que em junho e menos 2,3 pontos do que um ano antes, sendo a maior queda homóloga na União Europeia, revela hoje o Eurostat. Ler mais (...)

21% das transações imobiliárias já são feitas por estrangeiros

Mais de 10.000 cidadãos estrangeiros compraram imóveis em Portugal no primeiro semestre. Chineses, franceses, brasileiros e angolanos lideram o investimento em Lisboa

Cerca de 10.040 cidadãos estrangeiros investiram no imobiliário português no primeiro semestre deste ano, o que representa cerca de 21% do total das transações imobiliárias em Portugal neste período. De acordo com os dados do Gabinete de Estudos da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, só no segundo trimestre deste ano, 6.540 estrangeiros compraram imóveis no nosso país, mais 90% do que no trimestre anterior. Ler mais (...)

Jornal Oficial de 29-8-2014



REGULAMENTOS

Regulamento de Execução (UE) n.o 928/2014 da Comissão, de 27 de agosto de 2014, que aprova uma alteração não menor do caderno de especificações de uma denominação inscrita no Registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas [Crottin de Chavignol/Chavignol (DOP)]

Regulamento de Execução (UE) n.o 929/2014 da Comissão, de 27 de agosto de 2014, que aprova uma alteração não menor do caderno de especificações de uma denominação inscrita no Registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas [Fungo di Borgotaro (IGP)]

Regulamento de Execução (UE) n.o 930/2014 da Comissão, de 28 de agosto de 2014, que altera pela 218.a vez o Regulamento (CE) n.o 881/2002 do Conselho, que institui certas medidas restritivas específicas contra determinadas pessoas e entidades associadas à rede Al-Qaida


Regulamento de Execução (UE) n.o 931/2014 da Comissão, de 28 de agosto de 2014, que estabelece os valores forfetários de importação para a determinação do preço de entrada de certos frutos e produtos hortícolas

DECISÕES 

2014/540/UE
Decisão de Execução da Comissão, de 28 de agosto de 2014, que determina a data de entrada em funcionamento do Sistema de Informação sobre Vistos (VIS) na décima sexta região

2014/541/UE
Decisão do Banco Central Europeu, de 29 de julho de 2014, relativa a medidas respeitantes às operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (BCE/2014/34)

Diário de 29-8-2014



Assembleia da República
Procede à primeira alteração à Lei de Defesa Nacional, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1-B/2009, de 7 de julho

Assembleia da República
Aprova o regime jurídico aplicável ao nadador-salvador em todo o território nacional, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpôs a Diretiva n.º 2006/123/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro, relativa aos serviços no mercado interno, com a Lei n.º 9/2009, de 4 de março, que transpôs a Diretiva n.º 2005/36/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de setembro, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e com o Decreto-Lei n.º 92/2011, de 27 de julho, que cria o Sistema de Regulação de Acesso a Profissões, e revoga o Decreto-Lei n.º 118/2008, de 10 de julho

Assembleia da República
Procede à trigésima terceira alteração ao Código Penal, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 400/82, de 23 de setembro, criminalizando os maus tratos a animais de companhia, e à segunda alteração à Lei n.º 92/95, de 12 de setembro, sobre proteção aos animais, alargando os direitos das associações zoófilas

Presidência do Conselho de Ministros
Aprova, para o corrente ano, a distribuição das indemnizações compensatórias pelas diferentes empresas prestadoras de serviço público

Ministério da Economia
Aprova o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local

Ministério da Economia
Aprova a orgânica do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P.

Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia
Aprova a orgânica da Direção-Geral de Energia e Geologia

Ministério da Saúde
Regulamenta a Lei n.º 12/2005, de 26 de janeiro, no que se refere à proteção e confidencialidade da informação genética, às bases de dados genéticos humanos com fins de prestação de cuidados de saúde e investigação em saúde, às condições de oferta e realização de testes genéticos e aos termos em que é assegurada a consulta de genética médica