[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Ainda há 12 mil portugueses sem água em casa


30.Setembro.2015

A entidade reguladora da água acompanhou o controlo de qualidade de 281 fontanários, nomeadamente no norte e centro, utilizados por 12 mil portugueses que ainda não têm uma torneira em casa.



"Foram controlados 281 [fontanários] em 2014 contra 293 em 2013, redução que tem a ver com a integração de algumas destas regiões em zonas de abastecimento" pela rede domiciliária, passando mais portugueses a ter "a torneira em casa", avançou à agência Lusa o diretor do departamento de Qualidade da Água da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). Luís Simas salientou que "há uma tendência ligeiramente descrescente para a utilização destas origens o que é positivo".

Em 2013, estimava-se que eram 17 mil o número de pessoas que utilizava a água dos fontanários, número que terá baixado para 12 mil em 2014, "o que representa uma redução muito significativa", realçou o responsável da ERSAR.

Tal como no passado, os fontanários controlados pela ERSAR situam-se principalmente na região centro, com mais de 57%, e na região norte, com 25% do total.

O diretor do departamento de Qualidade da Água explicou que "há uma preocupação" relacionada com os consumidores que ainda não tem água da torneira em casa e, por isso, têm de recorrer a outras origens.

TAGS:  Nacional