[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 21 de março de 2017

Autoridade Bancária Europeia publica normas sobre segurança nos pagamentos eletrónicos






Menu de contexto





A Autoridade Bancária Europeia (EBA) definiu normas de segurança para os pagamentos eletrónicos.

As normas técnicas inserem-se na implementação da nova Diretiva dos Serviços de Pagamento, que prevê regras harmonizadas para os pagamentos de retalho realizados na União Europeia, incluindo os efetuados por cartão, pela internet e por telemóvel.

Neste projeto, a EBA especifica os requisitos que os prestadores de serviços de pagamento devem observar no processo de autentificação forte dos clientes, os casos em que a autenticação forte não é requerida e os requisitos de segurança e interoperabilidade das soluções de comunicação entre os prestadores de serviços de pagamento.

Com estas normas técnicas, a EBA pretende aumentar a segurança das transações e a proteção do consumidor, assegurando, ao mesmo tempo, a conveniência de uso, a inovação e a concorrência nos serviços de pagamento.

O projeto de normas técnicas agora publicado (Draft Regulatory Technical Standards on Strong Customer Authentication and common and secure communication under article 98 Directive 2015/2366) foi submetido para adoção pela Comissão Europeia e subsequente aprovação pelo Conselho e Parlamento Europeu. As normas técnicas serão aplicáveis 18 meses após a respetiva entrada em vigor.

Autenticação forte do cliente

(...)

Sem comentários: