[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 21 de março de 2017

‘Carne Fraca’. Portugal importou 524 toneladas de carne do Brasil

Brasil

Autor:
Tânia Pereirinha
 

A mega-operação 'Carne Fraca' colocou sob suspeita a carne no Brasil, país de onde Portugal importou 524 toneladas no último ano. Ainda assim, foi bastante menos do que em 2010.
AFP/Getty Images

Foram 524.519 quilos, num valor total de 3,44 milhões de euros: estes são os valores totais de carne comprada por Portugal ao Brasil no ano passado, país que hoje tem a “carne sob suspeita” após os resultados da investigação ‘Carne Fraca’, conta o Público, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No total, e só durante o ano de 2016, foram mais de 524 toneladas de carnes de bovino e de aves, fresca ou congelada, importada por Portugal – ainda assim, bastante menos do que nos últimos seis anos.

A notícia surge como consequência da operação ‘Carne Fraca‘, que revelou alegados esquemas de corrupção envolvendo empresas, fiscais e inspetores sanitários daquele que é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, e já levou à suspensão de 21 empresas investigadas, bem como ao anúncio, por parte da União Europeia, de um pedido de embargo para a carne brasileira. China, Chile e Coreia do Sul também já decretaram medidas idênticas.
 
(...)
Mais sobre:   Brasil,  Mundo

Sem comentários: