[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 15 de março de 2017

Como vai funcionar o fim das tarifas de roaming na UE?


DESTAQUES  

DESTAQUES

Ouvir com ReadSpeaker
27.12.2016
A Comissão Europeia (CE) publicou duas brochuras que explicam, em termos práticos, o que vai acontecer depois do fim das tarifas de roaming, a 15 de junho de 2017.

Conheça as principais informações destacadas pela CE:

O que vai mudar a partir de 15 de junho de 2017?
 
A partir dessa data, os utilizadores vão poder fazer chamadas, enviar mensagens e navegar na Internet através dos seus equipamentos móveis quando visitam um Estado-Membro da União Europeia (UE) pagando o mesmo preço que pagariam se estivessem no seu país de origem.

Esta regra vai aplicar-se a todos aqueles que viajam para fora do seu Estado-Membro de origem, dentro do território da UE, seja para trabalho ou lazer. O Estado-Membro de origem é o país de residência do utilizador ou aquele ao qual este tenha ligações estáveis, por exemplo, o país onde trabalha ou estuda.

As situações de “roaming permanente” estão abrangidas?
 
Não estarão abrangidas as situações de “roaming permanente”, para evitar situações abusivas. Assim, sempre que, com base no balanço entre as comunicações em roaming e as comunicações domésticas ao longo de um período de 4 meses, um operador verifique que o tráfego de comunicações em roaming de um determinado utilizador é maior que o tráfego no respetivo Estado-Membro de origem, este deverá notificá-lo da situação.
(...)

Sem comentários: