[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 8 de março de 2017

Cuidado com o omeprazol. Infarmed investiga medicamentos contra acidez do estômago


O aumento da venda destes fármacos no ano passado fez com que a Autoridade Nacional para o Medicamento (Infarmed) lançasse uma campanha de alerta para as consequências da toma prolongada. 
 
créditos: Pixabay
 
O Infarmed notou um aumento nas vendas de medicamentos para a acidez gástrica não sujeitos a receita médica em 2016, ano em que foram vendidas 138 mil embalagens.

O Infarmed vai investigar as causas deste aumento e lança, nesta quarta-feira, uma campanha para alertar os utentes para os efeitos adversos da utilização continuada de medicamentos com omeprazol para a acidez do estômago.

Nos últimos dois anos as vendas sem receita médica subiram 62%. Em entrevista à TSF, o presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues, dá conta que entre 2010 e 2014 os números das vendas diminuíram para metade, mas em 2016 voltaram a subir: de 85 mil embalagens vendidas em 2015 passou-se para 138 mil.

O Infarmed diz que o que se vende nas farmácias e parafarmácias não anda longe do que acontece noutros países, pelo que os números ainda não são preocupantes, mas teme que os medicamentos estejam a ser mal usados por falta de conhecimentos de muitos doentes. "Provavelmente será o efeito do marketing farmacêutico", disse à TSF.

Riscos para a saúde
(...)

Sem comentários: