[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 7 de março de 2017

Nutricionista alerta para quatro "falsos alimentos saudáveis" à venda no supermercado



A nutricionista espanhola Lucía Martínez Argüelles apresenta quatro exemplos de produtos que são vendidos nos supermercados como sendo saudáveis mas que, na realidade, podem ser prejudiciais à dieta e à saúde. 

créditos: AFP

 Iogurtes desnatados

Os iogurtes desnatados são vendidos com uma multiplicidade de sabores como sendo hipocalóricos e isentos de gordura. No entanto, estes iogurtes tendem a ter grandes quantidades de açúcar. A nutricionista alerta que é preferível escolher iogurtes sem açúcar adicionado em vez de iogurtes desnatados. A melhor opção são os iogurtes naturais.

Bolachas sem açúcar

Os fabricantes sabem que o açúcar está na mira das autoridades de saúde e portanto optam por adoçantes artificiais, o que lhes permite escrever "sem açúcar" nas embalagens. Apesar disso, os produtos são fabricados com ingredientes pouco recomendáveis, como farinhas refinadas, adoçantes e gorduras trans. A melhor opção são é o pão integral ou o bolo caseiro (de vez em quando).

Fiambre com pouca gordura

Muitos fiambres contêm menos de 70% de carne. O resto são produtos adicionados, como fécula, amido e açúcar. Por outro lado, a especialista recorda que os fiambres fazem parte do conjunto de carnes processadas que a Organização Mundial de Saúde não recomenda por considerar cancerígenas. Como alternativa, deve ser consumida carne natural não processada. O frango ou peru são as melhores opções.

Cereais

Segundo a nutricionista, na sua constituição podem encontrar-se 15 a 20% de açúcares adicionados. A opção mais saudável são os cereais integrais, como a aveia.

Conheça os alimentos que escondem açúcar

(...)

Sem comentários: