[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 15 de março de 2017

Tem um mês para resolver heranças sem pagar mais IMI. Prazo começa hoje

Bruno Mourão



 

A reformulação do Imposto Sobre Imóveis levanta este ano uma preocupação extra para quem ainda está a tentar resolver problemas com divisões de bens herdados. Se não quer receber uma conta desagradável, certifique-se de que resolve tudo nos prazos legais.

Economia
Impostos
© iStock
 
Chegou o primeiro dia do prazo dado pelo Fisco para serem entregues as declarações de partilhas de heranças para efeitos de pagamento do novo IMI.

A alteração ao código do imposto fará com que os patrimónios acima de 600 mil euros paguem um valor adicional em imposto, quer os donos sejam particulares ou empresas. A sobretaxa que a oposição apelidou de 'imposto Mortágua' força os herdeiros a chegarem a acordo e a entregarem a partir de hoje e até 15 de abril um documento que evitará as contas avultadas de IMI para pagar em junho deste ano; caso contrário o valor a pagar poderá ser mais alto e deixa de haver hipótese de reclamar da cobrança pelo Fisco.

(...)

Sem comentários: