[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 16 de março de 2017

​Um quinto do que os portugueses comem não consta da roda dos alimentos

Ouvir Emissão

 
 
Carla Rocha




 
16.Mar.2017

Estudo nacional sobre hábitos alimentares revela consumo a mais de carnes, ovos e peixe. Há também mão pesada no açúcar e no sal.

Foto: Manuel de Almeida/ Lusa
Os portugueses estão cada vez mais afastados da dieta mediterrânica. O mais recente Inquérito Alimentar Nacional (que não se fazia desde 1980) revela que os portugueses abusam da carne, peixe, ovos, sal e açúcar e 21% do que comem nem sequer consta da roda dos alimentos.

Segundo o jornal “Público”, que teve acesso ao documento que vai ser apresentado publicamente esta quinta-feira na reitoria da Universidade do Porto, nestes 21% incluem-se alimentos como refrigerantes, néctares/sumos, cafés/chás/infusões, vinho, cerveja e outras bebidas alcoólicas. 

No que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, o estudo revela que, por exemplo, 5% dos idosos (105 mil) bebem todos os dias mais de um litro de vinho. 

A roda dos alimentos aconselha que o consumo de carnes, ovos e pescado deve representar apenas 5% dos alimentos que consumimos. O inquérito feito agora conclui que os portugueses comem o triplo (15%). Mais de 3,5 milhões de pessoas comem mais de 100 gramas de carne por dia, o que, dizem os investigadores, faz soar todos os alarmes de prevenção de cancro do cólon.
(...)

Sem comentários: