[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Anúncio polémico da Pepsi durou menos que 24 horas

 A Pepsi lançou, na quarta-feira, um anúncio com a modelo Kendall Jenner. Menos de 24 horas depois do lançamento do vídeo, a marca escolheu retirá-lo como reação aos protestos que causou.
 VER VÍDEO

“A Pepsi estava a tentar projetar uma mensagem global de união, paz e compreensão. Claramente, falhámos o objetivo e pedimos desculpa. Não foi nossa intenção menosprezar nenhum assunto sério. Estamos a remover o conteúdo e vamos cessar qualquer publicação adicional. Lamentamos igualmente termos colocado Kendall Jenner nesta posição”, destacou a marca no Twitter.

No vídeo de dois minutos, Jenner surge a posar para uma sessão fotográfica, enquanto na rua se junta uma multidão em protesto pacífico. No momento seguinte, a modelo arranca a peruca loira, limpa a maquilhagem e agarra uma lata de Pepsi, que depois oferece a um dos polícias responsáveis por controlar os manifestantes.

O final do spot publicitário criou uma manifestação nas redes sociais pior do que aquela que tentou representar no filme. Alguns utilizadores criticaram o vídeo por retirar a importância a movimentos sociais importantes e reduzi-los a uma marcha para tirar fotografias.

Outros viram o momento em que Jenner entrega a lata de Pepsi a um polícia como uma apropriação da imagem icónica de Ieshia Evans, a ativista do movimento Black Lives Matter, quando foi presa durante um protesto em Baton Rouge.

(...)

Sem comentários: