[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Confiança dos consumidores em máximo de quase 20 ano



 Economia

por: ALM com Reuters

 27-04-2017

Na zona euro o sentimento económico subiu para valores recorde de quase 10 anos em abril. Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda lideram lista de otimismo


(arquivo). Reuters\Michaela Rehle

O clima económico de Portugal melhorou pelo quarto mês consecutivo em abril de 2017 e a confiança dos consumidores tocou o máximo em quase 20 anos, num claro sinal que a economia está a acelerar o ritmo de crescimento, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE referiu que o indicador de clima económico se situou em 1,8 em Abril de 2017 contra 1,6 em Março e 1,1 em abril de 2016. Por seu turno, o indicador de confiança dos consumidores melhorou para -1,8 em abril face aos -3,4 pct de março e -12,4 há um ano atrás.

"O indicador de clima económico aumentou entre janeiro e abril, após ter diminuído nos três meses precedentes", afirmou o INE, destacando que os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços.

"O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre setembro e abril, apresentando o valor mais elevado desde outubro de 1997", adiantou o INE.

A confiança dos consumidores aumentou, pelo oitavo mês consecutivo, tendo esta evolução resultado "do contributo positivo de todas as componentes, de forma mais significativa no caso das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país". 

(...)

Sem comentários: