[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Escola de Tecnologia de Saúde de Coimbra é primeira no mundo a ser Centro da OMS

SAPO 24
26.Abr.2017
por: Lusa
 25.Abr.2017
 
A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) é, quinta-feira, designada Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra a Radiação, tornando-se na "primeira escola de tecnologia de saúde do mundo" a ser distinguida.
A designação faz com que a ESTeSC seja "a primeira escola de tecnologia de saúde do mundo a ser nomeada centro colaborador da OMS [Organização Mundial de Saúde] e também o único centro colaborador na área da radiação médica num país de língua oficial portuguesa", afirma uma nota do estabelecimento, enviada hoje à agência Lusa.

Para Jorge Conde, presidente da ESTeSC, a nomeação pela OMS representa o corolário do trabalho de ligação internacional feito pela Escola nos últimos anos, com a integração em várias redes internacionais e com o estabelecimento de parcerias de investigação com instituições de todo o mundo.

"A ESTeSC apostou em ser uma instituição global, que cria valor e que se movimenta de forma a poder ter uma intervenção que se constitua como um parceiro inquestionável nas mais diversas questões ligadas à saúde", afirma o responsável.

O novo centro, liderado por Graciano Paulo e Joana Santos, do Departamento de Imagem Médica e Radioterapia (DIMR) da ESTeSC, tem como missão providenciar aconselhamento técnico à OMS, para a identificação de prioridades na pesquisa científica na área da proteção contra a radiação, e apoiar no desenvolvimento e revisão de ferramentas de comunicação sobre os riscos da radiação.

(...)

Sem comentários: