[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Fisco investe 1,7 milhões em centro de dados alternativo para recuperar dados em caso de desastre


O Governo autorizou hoje a Autoridade Tributária (AT) a investir 1,7 milhões de euros até 2019 na criação e assistência técnica de um "centro de dados alternativo", que permitirá ao Fisco recuperar dados em caso de desastre.
Numa portaria publicada hoje, o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, autorizou o Fisco a lançar um concurso público internacional para adquirir um 'mainframe' (um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um elevado volume de informação), o respetivo 'software' e assistência técnica para a criação de um "centro de dados alternativo" para recuperar a informação em caso de desastre (um 'backsite for disaster recovery').

O Fisco prevê que este novo equipamento "replique e permita o armazenamento da informação processada no centro de dados principal da AT", que está centralizado em Lisboa. O objetivo é "colmatar uma grave lacuna" da arquitetura tecnológica da AT, lê-se na portaria.

 (...)

Sem comentários: