[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Há 15 mil milhões de moedas europeias perdidas nos sofás



EUROPA

Dinheiro Vivo

06.04.2017


Muitas das moedas nacionais da zona Euro não foram trocadas junto dos bancos centrais



Entre moedas perdidas no fundo de gavetas, entre as almofadas nos sofás ou notas em dobradas escondidas nas carteiras já foram perdidos mais de 15 mil milhões de euros em moeda nacional retirada de circulação.

As contas são da Bloomberg, que refere que as notas e moedas na zona euro que não foram entregues e trocadas por euro representam sensivelmente o valor anual das importações da Letónia. E cerca de metade deste valor está perdido algures no fundo dos sofás na Alemanha, mesmo que o país tenha tido quase uma década de avanço para trocar as moedas locais por euros.

Cerca de 15 mil milhões de euros não foram convertidos em euros, sobretudo marcos alemães, seguido de francos franceses e pesetas espanholas. Os escudos portugueses estão sensivelmente a meio da tabela e há mais falta de moedas do que notas, segundo os relatórios dos bancos centrais consultados pela Bloomberg.

()

Sem comentários: