[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Por que razão a Vitamina D é tão importante?


Dicas 
Imagem Desdobramento

As vitaminas são compostos químicos necessários para a manutenção de diversas funções do organismo. Vitamina D é o nome genérico dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral do corpo, nomeadamente através da regulação da absorção de cálcio a nível da mucosa intestinal. A vitamina D3 (ou colecalciferol) e a vitamina D2 (ou ergocalciferol) são as mais importantes. Fique a conhecer as principais características desta vitamina e perceba a razão da sua importância.
A exposição solar é a melhor fonte

Uma pessoa saudável necessita de 600 a 800 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia. À exceção do óleo de fígado de peixe, em muito poucos alimentos se encontra esta vitamina. A sua principal fonte natural é antes a síntese dérmica. Estima-se que uma breve exposição solar dos braços e face corresponda à ingestão de 200 unidades internacionais (UI) de vitamina por dia.

Este sistema é, assim, extremamente eficiente: a pré-vitamina D3 é sintetizada na pele durante a exposição aos raios ultravioleta (UV) da luz solar. Depois, a pré-vitamina D3 sofre uma alteração molecular, que depende da temperatura, formando a vitamina D3 (colecalciferol).

As duas principais formas de vitamina D (D3-colecalciferol e D2-ergocalciferol) estão disponíveis no mercado português, podendo ser prescritas pelos médicos assistentes caso seja detetado um défice.

Principais funções da vitamina D

(...)
  vitamina d

Sem comentários: