[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Portugal com 80 casos de roturas de implantes mamários PIP em 67 mulheres


Último Jornal

  País

Porto Canal com Lusa 
05-04-2017

Portugal registou 80 casos de roturas de implantes mamários da empresa Poly Implant Prothese (PIP), envolvendo 67 mulheres, após um dos maiores escândalos da saúde provocado pelo uso de um gel de silicone ilegal, disse o Infarmed à Lusa.

Portugal com 80 casos de roturas de implantes mamários PIP em 67 mulheres
O escândalo rebentou em França, onde, em dezembro de 2011, as autoridades pediram às 30 mil portadoras de implantes mamários da marca PIP, em França e no estrangeiro, que os retirem como medida de precaução.

Mais tarde, as autoridades de saúde francesas anunciaram que 20 mulheres com implantes mamários da marca PIP declararam ter cancro.

Em todo o mundo foram cerca de 300 mil as mulheres que colocaram próteses feitas com um gel de silicone não homologado. Destas, mais de 5.000 acabaram por apresentar queixa depois da rutura dos implantes.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) acompanhou o caso em França e começou por aconselhar as mulheres com implantes PIP a consultar um cirurgião ou médico assistente para exames de vigilância.
(...)

Sem comentários: