[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Portugueses fizeram dez mil milhões de chamadas móveis em 2016


 por: PÚBLICO

24.Abril.2017


Os portugueses nunca falaram tanto no telemóvel como no ano passado, uma evolução que a Anacom explica com os novos tarifários com chamadas a “zero cêntimos”.

 Foto: Ricardo Silva / PUBLICO

Em 2016 realizaram-se dez mil milhões de chamadas em telemóveis em Portugal, que originaram um total de 25.842 milhões de minutos de conversação. Segundo a informação estatística do serviço móvel da Anacom, esta evolução traduz aumentos de 2,7% face a 2015, que representam novos máximos históricos para estes indicadores.

Em contrapartida, o número de mensagens escritas (SMS) enviadas caiu 11,1% face a 2015, para um total de 18,9 milhões. O número médio mensal de mensagens enviadas por cada utilizador foi de 200, o que traduz “o valor mais baixo desde 2010”, refere a entidade reguladora no relatório estatístico de 2016, destacado no seu último boletim mensal.

Esta redução reflecte o facto de os utilizadores preferirem cada vez mais serviços de instant messaging, como o Viber ou o Whatsapp, mas também se pode explicar pelos “novos tarifários de serviços de voz”, admite a Anacom.

É que, segundo a entidade reguladora, o aumento do número de chamadas e do volume de minutos conversados deve-se ao aumento da penetração das ofertas em pacote que integram serviços móveis e fixos e que têm chamadas a "zero cêntimos" para todas as redes, ou seja, que não fazem diferenciação tarifária entre chamadas dentro e fora da rede do operador. 

(...)

Sem comentários: