[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Portugueses têm de "perder a vergonha" e levar sobras dos restaurantes


 
Sociedade
por: / EC
 21-04-2017

Associação ambientalista Zero para a necessidade de reduzir o desperdício de comida nos restaurantes. A maioria dos estabelecimentos contactados pela zero têm embalagens para este fim, mas poucos são os clientes que as utilizam

Restauração
[Foto: Reuters]
Restauração [Foto: Reuters] 
A associação ambientalista Zero alertou, esta sexta-feira, para a necessidade de reduzir o desperdício de comida à mesa dos restaurantes, defendendo que os portugueses devem perceber que a dose deve ser a necessária e as sobras levadas para casa.
Temos de perceber que aquilo que deve vir para a mesa é aquilo que vamos consumir - isso é fundamental -, as doses devem ser adequadas às nossas necessidades alimentares", disse à agência Lusa Susana Fonseca, da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.
E quando as doses servidas são grandes, "há que perder a vergonha e perceber que, do ponto de vista ambiental e económico, a melhor solução é trazer para casa aquilo que não é consumido" e que está em boas condições, aconselhou.

A propósito do Dia da Terra, que se assinala no sábado, a Zero questionou 13 restaurantes na zona de Fátima, no distrito de Santarém, acerca dos comportamentos, dos estabelecimentos e dos clientes, no que respeita às sobras, atendendo à necessidade de reduzir o desperdício alimentar.
(...)

Sem comentários: