[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Sabe como são as despesas de saúde nos vários países do mundo?


Também, através da quantidade de dinheiro despendido em saúde por um país, e a velocidade a que esses gastos crescem, podem estudar-se vários fatores sociais, económicos, financeiros e organizacionais, dentro do sistema de saúde de um país. Por esse mesmo motivo, não há surpresas que países como o Luxemburgo, Suíça e a Noruega são os países que mais gastam em saúde, como mostram dados de 2015 (ver figura).
Fonte: OCDE

O Luxemburgo ganha a medalha de ouro de país que mais gasta em saúde na União Europeia, uma média de 6 mil euros por pessoa por ano. Seguiu-se a Alemanha (4 mil euros), a Holanda (3,983 mil), a Suécia (3,937 mil euros) e a Irlanda (3,922 mil euros).

Há, no entanto, e como seria de esperar, grandes diferenças dentro da Europa. No fim da tabela encontram-se os países do Leste. A Letónia gastou 1,030 mil euros e a Roménia desembolsou apenas 816 euros em despesas de saúde por pessoa. 

Fora da União Europeia (UE) está, sem surpresas, a Suíça (5,354 mil euros) e a Noruega (4,681 mil euros). A Turquia e Montenegro juntam-se à lista ao lado da Roménia e da Albânia. 
 
(...)

Sem comentários: