[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Um quinto da Administração Pública “a braços” com problemas de segurança informática

A destruição ou corrupção de dados é a consequência mais frequente, indica um relatório recente.

Um quinto da Administração Pública “a braços” com problemas de segurança informática
Cerca de um em cada cinco dos 253 organismos da Administração Pública Central detetou problemas de segurança informática nos respetivos sistemas, de acordo com um inquérito recém-publicado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, realizado em 2016.

A consequência mais frequente entre os 19% dos organismos que reportaram falhas de segurança foi a destruição ou corrupção de dados, mas também se mencionam casos de indisponibilidade dos serviços assim como de divulgação de informação confidencial.

Entre as várias conclusões do relatório está também que, em 2016, 19% dos organismos da administração pública central adquiriram serviços de computação em nuvem, refletindo um aumento de cerca de quatro pontos percentuais face ao ano anterior.

Relativamente às aplicações destes serviços, as mais frequentes são o correio eletrónico (57%) e o armazenamento de ficheiros (45%).
(...)

Sem comentários: