[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Uso de dados de satélite em tempo real para rastrear a produtividade da água na agricultura


FAO Portugal
24/04/2017
 

A base de dados WaPOR, via satélite e de livre acesso, está agora disponível para ajudar os agricultores a obter um maior e mais fiável rendimento agrícola, e permitindo a otimização dos sistemas de irrigação.

Permite uma análise da água utilizada através de sistemas agrícolas, produzindo provas empíricas de como pode ser utilizada do modo mais produtivo.

O consumo global da água – a maioria, pela agricultura – ultrapassou a taxa de crescimento populacional durante a maior parte do século passado e algumas regiões estão próximas de ultrapassar os limites possiveis.

WaPORreúne dados de satélite e usa a capacidade de processamento do Google Earth para produzir mapas que mostram quanta biomassa e rendimento é produzido por metro cúbico de água consumida.

A base de dados, a nível continental, está online, e os dados a nível nacional estarão disponíveis em Junho para Benin, Burundi, Egipto, Etiópia, Gana, Jordânia, Quénia, Líbano, Mali, Marrocos, Moçambique, Ruanda, Tunísia, Uganda, Cisjordânia e Faixa de Gaza, e Iémen.

Como funciona
(...)

Sem comentários: