[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Centenas de sistemas informáticos em Portugal com porta aberta para novos ataques

A ESET, empresa eslovaca especializada em cibersegurança, alerta para a existência de 348 servidores com fragilidades preocupantes em território português. Ao todo, são mais de 1100 as máquinas em risco de infeção.
Há mais de mil máquinas vulneráveis a ataques informáticos em Portugal. O alerta é dado pela ESET, esta quinta-feira, no seguimento do ataque com ransomware que afetou mais de 150 países no final da passada semana.

Em território nacional, a empresa especializada em cibersegurança conta 1100 máquinas com fragilidades preocupantes. Desta lista, 348 são servidores.

Mas "a quantidade de máquinas vulneráveis, aparentemente com menor significado no nosso país, representa números muito superiores se considerarmos que cada uma delas está ligada a uma rede interna onde existem diversos computadores que poderão ficar infetados na totalidade", escreve a tecnológica em comunicado, lembrando que o ataque com WannaCry caracterizava-se especialmente pela sua capacidade de contaminação em rede.

Mesmo offline, há um "número inquantificável" de sistemas vulneráveis que podem ser atacados com  phishing ou spear-phishing.
 (...)

Sem comentários: