[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 9 de maio de 2017

Chumbar alunos a Matemática é ineficaz

 
Estudo do Ministério da Educação analisa os resultados escolares dos alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade

Shutterstock
 
O Ministério da Educação defende que chumbar os alunos dos anos de 5.º e 6.º anos de escolaridade a Matemática é ineficaz. Isto porque a elevada taxa de classificações negativas a matemática não está associada à recuperação da aprendizagem dos alunos.

A conclusão é de um estudo ontem divulgado pelo ministério de Tiago Brandão Rodrigues, a cargo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) que analisou o desempenho escolar dos alunos do 2.º ciclo no ano letivo 2014-2015.

Ao analisarem o desempenho apenas dos alunos que chumbaram, os peritos observaram que tanto entre os retidos no 5.º ano, como no 6.º ano, “uns esmagadores 97% tiveram aproveitamento insuficiente a Matemática”.

O ministério insiste ainda que há uma correlação entre um baixo nível socioeconómico e os fracos desempenhos escolares, sendo, por isso, necessário reforçar “autonomia e flexibilidade” nas escolas.
 
(...)

Sem comentários: