[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Como dominar as redes sociais. Um guia de boas maneiras


Autor
Ana Cristina Marques
 Truques e Dicas

Está a par da "netiquette" ou escreve nas redes tal como fala num café? Com a ajuda do novo livro "Torna-te um Guru das Redes Sociais", de Miguel Raposo, reunimos o que se deve e não deve fazer.
Miguel Raposo, autor do livro "Torna-te Um Guru das Redes Sociais" descreve-se como um "gestor de influenciadores e redes sociais".
Getty Images/iStockphoto

O que deve fazer nas redes sociais

Comecemos pela netiquette, como quem diz “network etiquette”. Este código de boas maneiras online — apresentado pelo autor Miguel Raposo — dita que sejamos nós próprios em todos os momentos, uma vez que a autenticidade é um princípio inviolável, mas também que nos adaptemos às diferentes redes sociais, até porque há uma grande diferença entre escrever um e-mail e falar pelo Whatsapp. Outro cuidado passa por pura e simplesmente pensar bem antes de publicar nas redes:
"Na internet comunicamos essencialmente por palavras escritas, só que elas estão desprovidas de contexto. Os emoticons ajudam muito a exprimir as emoções, mas também podem ser enganadores. Respeita-te a ti mesmo, verifica os erros ortográficos antes de fazeres ‘send‘, tenta ser o mais claro e educado possível”. (“Torna-te um Guru das Redes Sociais”, pág. 68)
O respeito não deve ser apenas para com o reflexo que o espelho devolve, mas também para todos os outros, pelo que quando surge uma crise nas redes sociais, o melhor é sempre tentar resolver as coisas a bem. Isto implica discrição (tentar levar o problema para as mensagens privadas) e contenção (nunca responder na mesma moeda). Caso a boa educação esteja longe de funcionar, é sempre possível ocultar ou apagar comentários e, em casos mais extremos, banir a pessoa daquela página.

Dito isto, há princípios fundamentais a reter, tal como aqueles que ditam a base para um bom perfil numa rede social. Se por um lado é preciso escolher uma foto que favoreça a pessoa em questão e que, ao mesmo tempo, seja apropriada, por outro, as melhores fotografias de perfil são aquelas que se focam na cara da pessoa, dado que existe menos ruído ao redor (é importante que sejam ligeiramente assimétricas e bem iluminadas). O nome escolhido deve ser fácil de memorizar e a descrição a acompanhá-lo deverá ser curta, incisiva e ir direta ao assunto.

(...)
Mais sobre:   Redes Sociais,  Truques e Dicas,  Internet,  Tecnologia,  Lifestyle

Sem comentários: