[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 2 de maio de 2017

Comunicado do Banco de Portugal sobre o Relatório dos Sistemas de Pagamentos 2016

O Banco de Portugal publica hoje o Relatório dos Sistemas de Pagamentos relativo a 2016. 

O relatório apresenta os principais factos e números sobre o funcionamento dos sistemas de pagamentos em Portugal e resume a atuação do Banco de Portugal neste domínio.

Em Portugal, os pagamentos de retalho continuaram a aumentar, em número e em valor. O montante das compras realizadas através da rede Multibanco cresceu 9% em 2016, acompanhando a evolução do consumo privado. 

Em 2016, o sistema que processa as operações de pagamento de retalho em Portugal, o SICOI, liquidou 2354 milhões de operações, no montante de 386 mil milhões de euros, respetivamente, mais 6,8% e mais 8% do que no ano anterior.

A utilização de instrumentos de pagamento eletrónicos continuou a aumentar. As operações realizadas através da rede Multibanco, que representaram 86% do volume de pagamentos processados no SICOI, aumentaram 6,7% em valor, para 106 mil milhões de euros. As compras, em particular, cresceram 9% em valor, acompanhando a evolução do consumo privado em Portugal. É possível identificar, nos últimos cinco anos, uma tendência de substituição dos levantamentos por compras realizadas através da rede Multibanco.
 
(...)

Sem comentários: