[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Dia da Famíla: "Portugal está ameaçado por ser um país de filhos únicos"


Ana Lemos


 

A 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família, a “célula-base da sociedade”. A verdade é que o modelo da dita família tradicional está a mudar e a comprometer a renovação de gerações. Combater esta tendência é o lema da APFN porque “ser família é bom”, destaca a presidente Rita Correia em conversa com o Notícias ao Minuto.

País
APFN
© istock
 
Atualmente, há dias internacionais ou mundiais para ‘todos os gostos’, mas o que hoje se assinala, e que este ano celebra o 24.º aniversário, relança uma questão cada vez mais premente. Foi proclamado em 1993, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Família com o objetivo de promover a reflexão e discussão sobre a importância da família nas sociedades.

Este ano celebramos a data sabendo que Portugal se mantém “entre os países mais envelhecidos da Europa dos 28”, apesar de em 2016 se ter registado “um aumento de 1,9%” no número de nascimentos (87.126)”, mas ainda insuficiente para que o “saldo natural seja positivo”. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e traçam outras conclusões no que diz respeito a novos modelos de família.
(...)

Sem comentários: