[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 3 de maio de 2017

É "erro grosseiro" aumentar exposição solar para ter mais vitamina D

Quarta-Feira - 03 de maio de 2017
 Fundado em 29 de dezembro de 1864



20 minutos de sol diariamente são o suficiente para as necessidades, alerta Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo



 ARQUIVO/GLOBAL IMAGENS
 
A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) considerou hoje "um erro grosseiro" aumentar a exposição solar pensando que a pele vai produzir mais vitamina D e lembrou que 20 minutos bastam para as necessidades diárias.

"É um erro grosseiro julgar que mais tempo expostos ao sol vamos ter mais produção de vitamina D (...) e é errado aconselhar a população a expor-se mais ao sol, de forma desmesurada, pois vai é aumentar o risco de cancro de pele", alertou Osvaldo Correia, secretário-geral da APCC, que hoje apresenta os dados mais recentes deste tipo de cancro.

O responsável respondia à agência Lusa a propósito dos défices de vitamina D que têm sido detetados na população portuguesa e que levaram a um aumento do consumo destes suplementos vitamínicos.

Por causa dos gastos com os suplementos de vitamina D, que dispararam nos últimos anos, o Infarmed, a Direção-Geral de Saúde (DGS) e o Instituto Ricardo Jorge (INSA) já anunciaram que vão avançar com uma avaliação "firme e rigorosa" do diagnóstico e tratamento deste défice vitamínico.
(...)

Sem comentários: