[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 2 de maio de 2017

Empresária australiana abre supermercado gratuito. Cada um leva o que quer



Um supermercado gratuito. Sim, leu bem: uma mercearia onde tudo é grátis, que uma empresária visionária abriu na Austrália com produtos alimentares ainda em bom estado que seriam desperdiçados.

Ronni Kahn
(dr) OzHarvest
Ronni Kahn
O supermercado gratuito da OzHarvest, uma ONG que actua no combate ao desperdício de alimentos criada pela empresária Ronni Kahn, é baseado no modelo “take what you need, give if you can” – em tradução livre, “leve o que precisa, deixe se puder.”

O projecto, pioneiro na Austrália, aproveita produtos rejeitados por supermercados, restaurantes ou pelos próprios clientes, assegurando-se do seu estado de conservação, e colocando-os disponíveis gratuitamente para quem precisa.

A loja OzHarvest tem desde frutas e legumes, pães, conservas, a refeições congeladas e bebidas, e até produtos de higiene e limpeza. Alimentos enlatados com data de validade ainda por vencer, ou recém-vencidos, são tratados com o devido respeito – e olhados com a importância do que representam para quem deles precisa.

Produtos considerados com “defeito” – como enlatados amassados ou frutas e legumes com “hematomas”, que acabam por ir parar ao lixo – são aproveitados pela OzHarvest. O supermercado fica em Sidney, e dá tudo gratuitamente a quem não puder pagar pelos produtos de que necessita.

(...)

Sem comentários: