[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Fuma ao volante? Pode ser multado

Advertisement

Apesar de não existir uma lei que proíba o condutor de fumar enquanto conduz, existe uma lei que o agente de autoridade pode interpretar para o multar.


O Código da Estrada estabelece no Artigo 11, alínea 2, que “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”. 

O condutor que fume ao volante podem estar sujeito a uma multa, que pode ir dos 60 aos 300 euros, caso o agente de autoridade entenda que o ato de fumar está a perturbar a condução ou o trânsito.

Fumar um cigarro enquanto conduz não é o mesmo que utilizar o telemóvel, no entanto, existem diversos movimentos que podem ser prejudiciais à sua condução.

Por exemplo, acender o cigarro com o isqueiro requer movimentos com a mão e o braço, e na maioria das vezes o condutor tende a olhar para o cigarro enquanto o acende, o que significa que não está com atenção à estrada, relata o Motor24.
(...)

Sem comentários: