[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Governo promove ação para cliente renegociar dívida bancária pela internet



O governo federal informou que está realizando ação de renegociação de dívidas dos clientes com os bancos, por meio do site consumidor.gov.br, plataforma online de solução de conflitos de consumo. 

A iniciativa faz parte da na 4º Semana Nacional de Educação Financeira. As renegociações poderão ser feitas até o dia 31 de maio. Até lá, informou a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, haverá uma "força tarefa" para solucionar as dívidas dos consumidores. 

"O consumidor reclama, diz a instituição financeira com a qual tem uma dívida e pede para negociar. A instituição financeira tem dez dias para responder e o consumidor tem 20 dias para dizer se aceita a proposta de renegociação ou se não tem condição de aceitar", informou o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Arthur Rollo. 

Em ação semelhante realizada no ano passado, segundo ele, foram feitas 3.034 reclamações finalizadas, com um percentual de resolução de conflitos de 79,5%. O tempo médio de resposta dos bancos foi de sete dias em 2016. Será necessário que o consumidor se cadastre no site para poder renegociar sua dívida.

Cartão de crédito é o mais reclamado

(...)

Sem comentários: