[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Governo quer reembolsar consumidores pelo gás do fundo de botija

ERSE

30.Abril.2017

O Governo quer avançar este ano com uma medida que visa reembolsar os consumidores pelo gás que fica no fundo das botijas, não de forma individual, como pretendia o executivo anterior, mas através de uma média nacional.

Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, avançou que a medida que chegou a estar prevista pelo anterior Governo de Pedro Passos Coelho, através da pesagem do gás no fundo da botija, "não é exequível", por não ser possível ter um sistema de pesagem em cada posto, aferir de quem é a responsabilidade se o gás não é consumido até ao fim ou acautelar que não haja manipulação das garrafas.

Por isso, a medida que vai entrar em funcionamento não será concretizada de forma individual, mas de forma global, "através de uma média estabelecida a nível nacional e de forma a que haja uma recuperação do preço no próximo ciclo dos preços do gás de garrafa".

"Será feita de forma global, através de uma média que é estabelecida com aquilo que chega no fundo de garrafa. Nos centros de pesagem, fazem uma média e dizem o que chegou foi 'x por cento' e esses 'x por cento' devem ser abatidos ao preço que vai ser estabelecido neste próximo ciclo de enchimento de garrafas", especificou Jorge Seguro Sanches.

Segundo o governante, a medida avançará "seguramente este ano" e caberá à ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energético) fiscalizar a medida nos seis postos de enchimento de garrafas que existem em Portugal.
(...)
Tópicos:  Economia

Sem comentários: