[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 30 de maio de 2017

Mário Frota: “Coimbra carece de alma”


30/05/2017

No Alvorada de hoje (30), o comentário da atualidade esteve a cargo do presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumo, Mário Frota.


Na atualidade regional um dos temas foi o encontro do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e da vereadora da cultura, Carina Gomes. O objetivo foi assinalar os pedidos de apoio do coletivo de estudantes de arquitetura da universidade de Coimbra na segunda edição do projeto “Há baixa”. Para Mário Frota, a baixa de Coimbra precisa urgentemente de uma intervenção, tanto ao nível estrutural quanto ao nível da segurança.
 





No plano nacional, a Cimeira Ibérica que decorre até ao dia de hoje, em que os primeiros-ministros de Portugal e Espanha, António Costa e Mariano Rajoy, respetivamente, se encontram para discutir um plano de cooperação. O tema sobre a central nuclear de Almaraz não entrou no debate entre os chefes de estado apesar de, durante as ultimas semanas, representar um tópico possível de ser debatido entre os dois países. Na perspetiva do presidente da apDC, é necessário que haja discussão sobre o tema, pois representa um ponto importante entre a relação de Portugal e Espanha.
 





Na ultima semana o antigo banqueiro do BPN, Oliveira e Costa, foi condenado a 14 anos de prisão. O mesmo pode ficar em liberdade até ao ano de 2023, caso recorra da decisão do tribuna. Na opinião do comentador, os responsáveis do caso BPN devem ser responsabilizados o mais rapidamente possível.
 





O discurso de Angela Merkel durante a Cimeira do G7 esteve em destaque no Alvorada de hoje. A chanceler alemã afirma que “é tempo dos europeus tomarem as rédeas do seu próprio destino”. Segundo Mário Frota é necessário pensar sobre as declarações feitas, pois estas apresentam um alteração de comportamento da Alemanha em relação aos Estados Unidos da América e à Grã-Bretanha.
 





No Alvorada escutamos também a habitual rubrica às terça-feiras, Inside Job, na voz de Diogo Resende.

O comentário pode ser ouvido na íntegra aqui.

(...

Fabíola Pretel, Nuno Rato e Tomas Cunha

Sem comentários: