[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 8 de junho de 2017

10 ideias para proteger a Saúde e o Ambiente



Vital Health
Dicas
Imagem Desdobramento

Sabia que se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que Portugal, seriam necessários 2,3 planetas para abrigar a população mundial? Hoje é conhecido que as escolhas alimentares de cada família, multiplicadas por milhares de milhões de famílias em todo o mndo, são, talvez, uma das mais importantes ferramentas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e tornar o  planeta mais saudável. A propósito do Dia Mundial do Ambiente que se assinalou na passada segunda-feira, dia 5 de junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), dá-lhe a conhecer as dez medidas que pode introduzir na rotina e que combinam a proteção da natureza e da saúde.
São 10 medidas, sustentadas cientificamente, que permitem que cada pessoa faça a diferença no seu dia-a-dia.

1. Combine com a família um dia por semana sem comer carne e peixe: Estima-se que se uma família de quatro pessoas substituir, uma vez por semana, refeições com carne de vaca por um dia com refeições vegetarianas, ao fim de um ano será o equivalente (em emissões) a ter deixado o carro parado durante 3 meses. Vegetariano pode e deve ser sinónimo de alimentação saborosa e nutricionalmente equilibrada. No entanto, do ponto de vista nutricional, o PNPAS recomenda o consumo regular de pequenas porções de peixe, carne ou ovos, como parte de uma alimentação equilibrada.

2. Compre local: O transporte de alimentos é uma das principais origens dos gases com efeitos de estufa e do aquecimento global. Além do mais, em Portugal, a maior parte do transporte de alimentos faz-se por via rodoviária e com grandes consumos de combustíveis fósseis. Por isso, sempre que possível tente comprar a produtores locais ou procure no mercado a indicação de produto nacional.

3. Beba água da rede pública: A água da rede pública portuguesa é de excelente qualidade e tem um impacto reduzido no ambiente quando comparado com a água embalada.
(...)

Sem comentários: