Cerca de 40% dos portugueses utilizam a internet para pesquisar sobre as futuras compras e o segmento que mais se destaca é “Lazer & Viagens”, com 57% de intenção de consumo. A conclusão surge do estudo “Intenções de compras e férias dos portugueses”, do Observador Cetelem 2017.

O relatório aponta ainda o crescimento do recurso a plataformas digitais para reserva de alojamento e voos, como a Momondo, Airbnb, Booking ou a Trivago, em que o valor médio de utilização do digital é de 15%, subindo para 28% quando se opta por passar férias no estrangeiro.

Entre os que mais recorrem aos meios digitais estão os portugueses com idades entre os 18 e os 34 anos, com valores a rondar os 54 e 55%.
“A utilização da internet enquanto meio prioritário de pesquisa antes da compra de produtos e serviços tem crescido nos últimos anos. O ritmo acelerado do quotidiano que torna o tempo livre cada mais precioso para todos é, porventura, uma das principais explicações para esta evolução”, refere José Pedro Pinto, responsável pelo Gabinete de Marketing da Cetelem, citado numa nota enviada à imprensa.
(...)