[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Amazon devolve cerca de 70 milhões de dólares gastos por crianças em aplicações

Casa dos Bits
1.Jun.2017
 
Em causa estão compras não autorizadas feitas por crianças em aplicações aparentemente gratuitas. As transações eram possibilitadas pelo facto das opções de controlo parental não estarem ligadas por defeito.
Depois da Amazon ter sido ordenada por um tribunal federal norte-americano a reembolsar dezenas de milhões de dólares gastos, a tecnológica começou hoje a realizar os primeiros pagamentos. Em causa estão mais de 70 milhões gastos sem autorização, por crianças, em compras in-app feitas em aplicações gratuitas. O valor foi estabelecido em acordo entre a empresa e a Federal Trade Comission.

A Amazon está a enviar mails e mensagens privadas a todos os utilizadores visados.

A devolução desta quantia coloca um ponto final numa batalha legal iniciada em 2014. Na altura, a FTC processou a Amazon por ter lançado o Kindle Fire OS no mercado com as opções de controlo parental desligadas.

De acordo com a agência governamental, que é responsável pela proteção dos consumidores dos EUA, as crianças que utilizavam apps neste sistema podiam realizar compras com valores até 99 dólares sem precisar de uma password.
(...)

Sem comentários: