[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Arrendar casa em Lisboa é caro? Saiba quanto custa uma renda em 50 cidades do mundo


Habitação e Urbanismo

Autor:
Marta Leite Ferreira


os preços das rendas continuam a subir em Portugal, uma startup fez contas às rendas médias em 50 cidades do mundo e desvendou quanto é preciso ganhar para conseguir viver em cada uma.

O Banco de Portugal manifestou-se preocupado com os riscos de uma bolha imobiliária provocada, em parte, pela subida do preço das casas em algumas regiões do país. Já em maio deste ano, a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) assumiu que, em Lisboa, no Porto e em algumas partes do Algarve, “o preço das casas está elevado, acima dos valores razoáveis” — contas feitas pela Comissão Europeia dizem que os preços aumentaram 7,6% desde o ano passado –, embora o presidente da instituição, Luís Lima, tenha negado a existência de uma bolha imobiliária.

Enquanto os portugueses se queixam dos preços pedidos para arrendar uma casa em Portugal, a startup britânica Nested publicou este ano um estudo onde desvenda o preço de arrendamento de um apartamento para uma pessoa ou para uma família com quatro membros em 75 cidades do mundo. Lisboa não foi incluída no estudo. Com base nessa informação, a Nested também estimou o salário bruto mínimo que cada indivíduo deveria ganhar para conseguir suportar os gastos da renda média mensal exigida nessas cidades.

Sem comentários: