[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Cadernetas da CGD deixam de fazer pagamentos nas caixas automáticas

 
Economia

 No próximo ano, os clientes com cadernetas só vão poder levantar dinheiro e fazer pagamentos nos balcões da Caixa Geral de Depósitos. Nas caixas automáticas, só serão possíveis operações de consulta e movimentação da conta

Caixa Geral de Depósitos.
Lusa
Caixa Geral de Depósitos 
As cadernetas da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vão deixar de poder ser usadas como meio de pagamento a partir de 2018. Para fazer levantamentos e depósitos terão de ser apresentadas no balcão de uma agência, deixando de poder ser utilizadas para esses fins nas caixas automáticas.

Segundo explicou o administrador da CGD, José João Guilherme, num encontro com jornalistas, em causa está legislação europeia que considera que as cadernetas como meio de pagamento não cumprem regras de "compliance", o cumprimento de regras e transparência, por não terem um "chip" embutido.

Estas regras deverão ser aplicadas a todas as cadernetas bancárias, sejam as da CGD, como as de bancos que também as disponibilizam, caso do Crédito Agrícola.

Assim, a partir do próximo ano, os clientes que tiverem caderneta apenas a podem usar para fazer levantamentos e depósitos de dinheiro ao balcão. Nas caixas automáticas, poderão fazer consultas e movimentação da conta.
(...)

Sem comentários: