[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Comissão Europeia questiona fiscalização da carne brasileira


A Comissão Europeia questionou o Governo do Brasil sobre a fiscalização das carnes produzidas no país e colocou em causa a capacidade das autoridades brasileiras, noticiou hoje o jornal brasileiro Folha de S.Paulo.
Citando trechos de uma carta enviada ao ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, pelo comissário de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia (UE), Vytenis Andriukaitis, o jornal indica que o bloco europeu tem dúvidas sobre a fiscalização sanitária dos produtos.

No comunicado, o representante da Comissão Europeia terá afirmado que “duvida da credibilidade dos sistemas de controlo [sanitário]” e que os recentes escândalos enfraquecem “a confiança na capacidade das autoridades brasileiras”.

Membros da Direção-Geral de Saúde da UE realizaram uma auditoria a empresas produtoras de carne do Brasil em maio deste ano, logo depois de a polícia local ter denunciado um esquema de corrupção e venda ilegal de carne no país.

Chamada de operação Carne Fraca, esta ação da polícia brasileira investiga um esquema envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura, que teriam recebido subornos para permitir a venda de produtos sem fiscalização e até mesmo de carne estragada.

(...)

Sem comentários: