[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Crianças online: os perigos e os conselhos aos pais

/ Carolina Brás
 
 -06-2017

No Dia Mundial da Criança, Tito Morais explicou à TVI24 quais os perigos da presença das crianças online e quais os conselhos que os pais devem seguir para acompanhar os filhos

telemóvel
telemóvel
Numa altura em que a população mundial já não vive sem tecnologia, as crianças não são exceção. No Dia Mundial da Criança, a TVI24 falou com Tito Morais, fundador do site MiudosSegurosNa.Net, para perceber quais os perigos da presença das crianças online e quais os conselhos que os pais devem seguir para acompanhar os filhos.

Não existe uma idade aconselhável para as crianças entrarem em contacto com este mundo. Tito Morais afirma que o importante é que os pais acompanhem os filhos na utilização das tecnologias e no mundo de aplicações que aqui encontram.

Segundo conclusões do fundador do projecto que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a segurança online de crianças e jovens, as aplicações mais utilizadas pelas crianças, nos dias de hoje, são: Snapchat, Instagram e o Facebook Messenger. Todas elas associadas ou com opção de troca de mensagens. E é nesta funcionalidade que os riscos aumentam.

Embora o possível contacto com pessoas mal intencionadas seja o maior dos riscos a que as crianças estão expostas, existem mais quatro categorias de risco que merecem a atenção dos adultos, segundo o mesmo especialista: o conteúdo, o comportamento, o comércio e o copyright.
(...)

Sem comentários: