[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Depressão infantil: conheça os sinais de alerta

Saúde 
Imagem Desdobramento

A depressão foi apelidada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “o problema do século XXI” e nem mesmo os mais novos escapam. A depressão infantil é uma perturbação psiquiátrica e não apenas um normal estado de tristeza e, por isso mesmo, os pais devem estar atentos aos principais sintomas, alerta o Hospital Lusíadas Porto.
De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a depressão afeta entre 2 a 5% das crianças e adolescentes em todo o mundo. “Tal como acontece com os adultos, a depressão da criança envolve essencialmente alterações ao nível do humor e o desenvolvimento de sentimentos de auto desvalorização com consequências para si própria e adaptação ao meio envolvente, que podem ser mais ou menos graves”, explica a pedopsiquiatra Isabel Carvalho, do Hospital Lusíadas Lisboa. A especialista revela também que “não há uma idade mínima para chegar ao diagnóstico” e por isso os sinais de alerta não devem ser descurados, mesmo em crianças com três ou quatro anos de idade.

Os sintomas da doença são comuns a uma série de outros problemas e podem confundir-se frequentemente com a Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), no entanto há sinais aos quais é preciso estar atento:

• Humor depressivo, tristeza e/ou choro frequente;
• Humor instável, com aumento da irritabilidade;
• Perturbações do sono, seja de insónia ou hipersónia;
• Alterações do apetite, seja diminuição ou aumento marcados;
 
(...

Sem comentários: