[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Dia Mundial da Escoliose: girafa Josephine explica a doença aos mais novos


Saúde
Imagem Desdobramento

A Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) lançam, com o apoio da Medtronic, a campanha “Josephine explica a escoliose”, que pretende ajudar a compreender e ultrapassar o impacto que a escoliose tem na qualidade de vida das crianças e adolescentes.
A escoliose consiste num encurvamento da coluna vertebral. “É uma patologia relativamente silenciosa sendo o primeiro sintoma a deformidade estética do tronco, tão valorizada, que acaba por surpreender os adolescentes e os pais”, começa o explicar Pedro Fernandes, ortopedista do Hospital de Santa Maria em Lisboa e coordenador desta campanha. O especialista esclarece que esta patologia provoca problemas na autoestima das crianças, sendo esta talvez a principal consequência da doença. “Só em casos mais avançados poderá haver compromisso respiratório e por último cardíaco, sobretudo em escolioses de origem muito precoce e quando não tratadas”, garante.

Amanhã, dia 24 de junho, assinala-se o Dia Mundial da Escoliose, uma doença que se estima que afete entre 2% a 3% dos adolescentes, em Portugal e cujas causas ainda são desconhecidas. A propósito da data o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) afirmou que o peso das mochilas e a postura não estão na origem desta patologia. “Embora a causa da escoliose permaneça desconhecida, o seu desenvolvimento não tem sido relacionado a fatores nutricionais ou posturais, à prática de desporto, ao uso de mochilas ou ao transporte de uma mala pesada”.

Os especialistas alertam para a necessidade de sensibilizar pais e comunidade educativa para a identificar e explicar a escoliose às crianças, agora com a ajuda da girafa Josephine.
 

Sem comentários: