[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Faltam 14 dias para acabar com as taxas de roaming na Europa


Junho é o mês em que começa o verão, mas este ano é também o mês em que terminam, finalmente, as taxas de roaming para os cidadãos da União Europeia.
Depois de vários anos de discussão e impasses, os legisladores europeus chegaram em fevereiro a acordo quanto aos valores que serão cobrados entre operadoras, para pôr termo às taxas impostas a quem usa os seus telemóveis quando viaja pelo Bloco dos 28.

As regras que dão o “golpe final” à cobrança de taxas extra para os utilizadores entram em vigor a 15 de junho próximo. A partir daí os cidadãos europeus que viajem para um país da UE vão poder fazer chamadas, enviar mensagens e navegar na internet ao preço “de casa”. Mas com alguns “limites”.

Em dezembro passado, a Comissão Europeia aprovou aquilo que chama de "política de utilização responsável", e que pretende evitar um consumo ininterrupto de comunicações fora do país de origem.

As regras adotadas permitem que as operadoras cobrem um valor máximo adicional de quatro cêntimos por chamada telefónica, um cêntimo por cada mensagem de texto e 0,085 cêntimos por cada megabyte, caso se venha a verificar que o consumidor realiza mais comunicações fora do que dentro do seu país de origem.
(...)

Sem comentários: