[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Fraude nos produtos biológicos. Um em cada cinco alimentos esconde vestígios de pesticidas


SAPO Lifestyle

A conclusão é de uma reportagem exclusiva da revista Visão. Em alguns alimentos foram detetados vários pesticidas sintéticos em simultâneo, sendo que um deles continha sete químicos sintéticos. 
 
créditos: Pixabay
 
Um em cada cinco alimentos biológicos tem vestígios de pesticidas sintéticos, revela uma investigação da revista Visão, que pediu a um laboratório para analisar 113 produtos de agricultura biológica. Dos 113 produtos analisados, 21 continham vestígios de pesticidas proibidos.

O laboratório que realizou as análises encontrou nos 113 produtos analisados 23 pesticidas sintéticos distintos, todos proibidos por lei na agricultura biológica. Nas couves, por exemplo, foram encontradas grandes quantidades de glifosato, um pesticida que ainda está a ser investigado na União Europeia por suspeita de causar cancro.

Segundo o estudo, duas couves, com um quilo de peso, continham 1,2 mg de glifosato, ou seja 12 vezes mais do que o máximo permitido por lei.

A investigação revela ainda que encontrou produtos biológicos e convencionais misturados, nas mesmas prateleiras e sem nada que os distinguisse, enganando o consumidor e levando-o a "comprar gato por lebre".
(...)

Sem comentários: