[ Director: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano X

terça-feira, 6 de junho de 2017

Jovens portugueses usam cada vez mais os seus telemóveis mas telefonam pouco


Parece que o tempo de telefonar já la vai. Os telefones agora servem para navegar na internet, nomeadamente nas redes sociais. E para mandar mensagens, mas através das apps.
A maioria tem telemóvel desde os 10 anos e faz um uso intensivo do mesmo. Cada vez menos para o tradicional “telefonar” e enviar SMS e cada vez mais para navegar na internet e trocar mensagens através de aplicações do género WhatsApp.

O perfil é traçado num estudo realizado por uma equipa de investigadores do INOV-INESC, entre 2010 e 2016, a jovens entre os 15 e os 18 anos, em estabelecimentos de ensino de secundário de todo o país.
Segundo as conclusões, os jovens portugueses aumentaram a utilização da internet no telemóvel, sendo que neste último ano letivo mais de 48% dos inquiridos indicaram ser este o principal serviço usado, nomeadamente para acesso a redes sociais. Mais de 87% têm um tarifário que inclui pacote de dados.

A maioria tem telemóvel desde os 10 anos, idade com que tipicamente se ingressa no 2º ciclo do ensino básico e apenas 0,4% indicou não usar telemóvel. Mais de 15% têm mais do que um equipamento.
(...)

Sem comentários: